PASTORAL DA LITURGIA E DO CANTO PASTORAL

Dom Sergio Arthur Braschi
PASTORAL CANTO LITÚRGICO

A música é a linguagem que envolve globalmente a pessoa pela emoção e cria um clima próprio para que a Assembléia vivencie a Liturgia como um momento intenso de comunhão com Deus e com os irmãos. Todo canto litúrgico deve ser inspirado na Bíblia, na Tradição da Igreja e no Povo.

A tradição musical da Igreja inteira constitui um tesouro de inestimável valor. Ocupa entre as demais expressões da arte, um valor proeminente, principalmente porque o canto sacro se acomoda às palavras, e faz parte necessária e integrante da liturgia. A música sacra será tanto mais litúrgica, quanto mais estiver ligada à ação litúrgica. (SC 118).

Histórico
     A Pastoral de Canto e Litúrgia da Diocese de Ponta Grossa, nasceu do desejo de repassar às comunidades, novas músicas e novas maneiras de dinamizar as celebrações, tornando-as mais participativas.

A Pastoral de Canto e Liturgia teve inicio no ano de 1987 com o Padre Jaime Sória (O.S.A.) Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar – Palmeirinha, na época, e da irmã Edites Bet - Colégio Sagrada Família - Coordenadora da Pastoral Catequética da Diocese de Ponta Grossa.

Até o ano de 2005, foram realizados 15 (quinze) cursos de cantos e liturgia.

Atualmente houve uma divisão de tarefas onde o Padre Marcio Milek ficou responsável pela formaçaõ litúrgica da diocese e Rafael Serrato responsável pelo canto pastoral/ música na diocese.

Em 2007 houve a união da dimensão da Pastoral da Liturgia e do Canto Pastoral, assumindo o Pe. Jaime Sória Cabeza - O.S.A., a pedido do bispo diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi e do Coordenador da Ação Evangelizadora Pe. Mario Dwulatka.

Foram feitos vários encontros de formação litúrgica e de canto pastoral a nível diocesano.

Objetivos Específicos
     O canto pastoral deve enfatizar as dimensões evangelizadora, catequética e comunitária da liturgia, aproveitando, ordenadamente, o desenrolar dos acontecimentos litúrgicos e do tempo litúrgico.

O canto pastoral, bem como toda a liturgia deve recuperar as dimensões de festa, alegria e esperança.

Promover a música sacra como serviço eminente que corresponda à índole do povo que celebra.

Estudo e aprofundamento do Diretório Litúrgico Diocesano.

Diretrízes Específicas
Promover a formação dos agentes do canto pastoral.
Assessorar a Diocese de Ponta Grossa no quesito Canto Pastoral.

PASTORAL LITÚRGICA

A liturgia é o culto público, oficial e comunitário da Igreja que une o sacrifício espiritual da vida diária dos fiéis ao Mistério Pascal de Cristo (LG 34) e que intensifica a fraternidade do povo de Deus.

A liturgia como ação de Cristo e da Igreja, é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo (SC 269), é o ápice e a fonte da vida eclesial (SC 279). É um encontro com Deus e com os irmãos. É também a força para o nosso peregrinar, para que se leve a bom termo mediante o compromisso transformador de vida, a realização plena do Reino, segundo o plano de Deus (Puebla 918).

O projeto de comunhão de “Deus Conosco” que chamamos obra da salvação, foi prenunciado pelo próprio Deus no Antigo Testamento e realizado em Cristo. Hoje, a liturgia o celebra, isto é, o rememora e o torna presente na Igreja (Doc. 43 CNBB n.44).

A Pastoral litúrgicatem como meta dar à liturgia sua verdadeira dimensão de ponto culminante e manancial da atividade da Igreja, (SC 10). A liturgia deve ser uma expressão que seja resultado de uma evangelização a serviço da vida e da esperança nas diferentes culturas.

A Pastoral litúrgica busca através da formação e informação, a participação consciente, ativa, e plena dos fiéis no modo de celebrar e de viver a fé.

Pastoral Litúrgica na Diocese de Ponta Grossa
Criação

Deslembrada da Pastoral de Canto Pastoral desde 2004 e unida novamente em 2007, tendo como Coordenador Diocesano o Pe. Jaime Sória Cabeza - O.S.A. - Paróquia N. Sra. do Pilar - Ponta Grossa. A Pastoral da Liturgia teve o seu começo em 1987. Devemos salientar que na maioria das Paróquias há a atuação das equipes de liturgia ou de celebrações, fazendo uma caminhada para Pastoral da Liturgia.

Objetivos
     Animação e formação litúrgica nos setores ou nas paróquias; Assessoramento e preparação das celebrações litúrgicas em âmbito diocesano; Elaboração de roteiros para reflexão da liturgia da palavra, nas celebrações dominicais (publicado pelo Jornal Diocesano “A Boa Nova”). Assessoramento nas construções ou reformas de igrejas ou oratórios (Comissão Diocesana de Liturgia e Arte Sacra).

Diretório Litúrgico Diocesano
FOI PRODUZIDO O “DIRETÓRIO LITÚRGICO” DA DIOCESE. APROVADO COMO ÓTIMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DOS AGENTES DA PASTORAL LITÚRGICA DAS COMUNIDADES PAROQUIAIS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO COM A COORDENAÇÃO E ASSESSORIA DO PE. MARCIO MILEK MARQUES, QUANDO ESTEVE À FRENTE DA PASTORAL DA LITURGIA DIOCESANA.

Sites úteis
Blog da Pastoral da Liturgia e do Canto Pastoral - http://www.cantopastoraleliturgia.blogspot.com/
Homilias Dominicais - http://www.homiliasdominicais.blogspot.com/
Evangelho do Dia e Santo do Dia - http://www.paulinas.org.br/home/home.aspx