PASTORAL DO MENOR

Justificativa
Tendo presente o objetivo geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, (Doc 87), que assume a opção pelos pobres, a Pastoral do Menor se propõe a desenvolver um trabalho específico através da prática libertadora com as crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco, que a cada dia, devemos amar mais, dedicando-lhes o melhor de nossa ação pastoral a luz dos quatro eixos fundamentais: Mística,Solidariedade,Justiça e Organização, que o Projeto Político põe à nossa disposição.

Para que nossa ação tenha mais unidade e organicidade.

O mundo precisa de esperança, Hoje mais do que nunca, nosso olhar se volta confiante para Deus,na certeza de que com ELE somos capazes de acreditar na promessa da eternidade feliz e procurar, cada vez mais, construir uma sociedade mais solidária e fraterna para que a ninguém faltemas condições de vida digna.

Crianças e Adolescentes são portadores de vida nova. São sementes de Paz Social, é aurora de esperança. “São eles que precisamente nos tornam firmes na esperança”.“E a esperança não decepciona (Rm 5,5)”.

Objetivo
     Estimular um processo que visa à sensibilização, à conscientização crítica, à organização e à mobilização da sociedade como um todo na busca de uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente empobrecidos e em situação de risco, promovendo nos projetos de atendimento direto, a participação das crianças e adolescentes, como protagonistas do mesmo processo”.

Diretrizes\ Específicas
     Sensibilizar, motivar e mobilizar os vários segmentos da Igreja e da sociedade e do poder público, para posturas e ações efetivas em favor dos direitos das crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente;

Estimular o trabalho de base, dentro da linha comunitária, em vista de uma democracia participativa;

Incentivar relações de amor, da participação e da integração entre crianças e adolescentes, famílias, Educadores e comunidade em geral;

Desenvolver ações capazes de apontar caminhos a serem assumidos pela família, sociedade, e poder público e privado;

Denunciar toda forma de negligência e violência contra a criança e adolescentes.

Estimular um processo que vise à conscientização da sociedade na busca da efetivação dos direitos de criança e adolescentes.

Atividades Permanentes - Regional Sul 2
    Reunião da Equipe Regional.
Encontro Regional com representantes de cada Diocese para formação de Agentes e em trabalho conjunto com outras pastorais.
Encontro Regional dos Adolescentes para Protagonismo Infanto-Juvenil.

Assembléias 5. Prioridades
¨ Fortalecimento e atuação política nos Conselhos através do engajamento de membros da Pastoral do Menor.
¨ Articulação nas 18 Dioceses.
¨ Formação.
¨ Militância do ECA e promover o protagonismo da crianças e dos Adolescentes.

Pastoral do Menor - Diocese de Ponta Grossa
Resgate da História na Diocese de Ponta Grossa.

Durante esses 20 anos de dedicação de resgate da Pastoral do Menor na Diocese de Ponta Grossa nunca esqueçamos de algumas pessoas que trabalharam anonimamente em prol das crianças que não possuíam vez e voz:

Helena Formighiere Mezzomo.

Francisca Maluf e JosefinaPalermo.

Inspirados no Evangelho, podemos dizer que estamos vivendo um momento rico e iluminados pelas luzes do Espírito Santo, que nos move e impulsiona para ler e reler a nossa história sob a ótica da fé viva e comprometida com a causa das crianças e adolescentes de Ponta Grossa do nosso Paraná, do Brasil. Precisamos criar espaços para deixar o Espírito Santo agir, compromisso que cada um deve assumir, pois a necessidade de pessoas comprometidas e que acreditam no potencial do ser humano como agente de sua própria história. É preciso Servir!

A Diocese de Ponta Grossa tem várias instituições que atuam na linha pastoral do menor sendo gerenciada por leigos e religiosos. Atualmente (2009) foi escolhido como coordenador o Diácono Permanente Sérgio Ferreira da Silva - Paróquia N. Sra. de Fátima - Vila Cipa - Ponta Grossa.

30 anos a Serviço da Vida - Paraná.
     Nos dias 01 e 02 de março 2008, aconteceu na Diocese de Campo Mourão a VI Assembléia Regional da Pastoral Menor do Sul II, onde a apresentação do mapa do Paraná ajudou a todos os participantes a verem as 18 Dioceses. Conosco estava Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo referencial que nos acolhe e abençoa a Assembléia . Um dos temas apresentados foi os 30 anos da Pastoral do Menor A 1ª Reunião da Pastoral do Menor no Regional Sul II ocorreu na Arquidiocese de Curitiba, no ano de 1990,com a duração de dois dias no seminário Vicentino. Este foi organizado pela: Graciela, Marilia e pelo Subsecretário do regional Sul II, Pe. Gilberto Penson. É importante enfatizar que nesse encontro estiveram presentes as dioceses de: Campo Mourão, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina e Curitiba. Foi a partir deste encontro que a pastoral do menor no Estado do Paraná começou a se organizar.Com a organização do Estado as ações começaram a se concretizar e articular com o nacional.

História do Regional - Coordenadores
lGraciela nos anos 1993 A 2002
lIr. Anagilda 2002 a 2005
lCélia Maria assume em 2005 até os dias atuais responde pela coordenação, reconduzida nesta Assembléia .
lCaminha conosco Dom Mauro Aparecido dos Santos - Arcebispo da Arquidiocese de Cascavel.

Estamos convencidos (as) que é preciso levar em conta duas prioridades:
Formação.
Fortalecer o trabalho em toda a Diocese com Amor e Ardor Missionário na Luz do Evangelho.

Coordenação: Diácono Permanente Paulo Sérgio Ferreira da Silva.
Rua: Bocaiúva do Sul, 822 - Oficinas.
Fone/Fax: (42) 3229-1507 / 9106-3698
E-mail: paulosfsilva@ig.com.br