PASTORAL DA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO - LIMPEZA

A Pastoral da Conservação do Patrimônio esta presente em algumas paróquias da Diocese de Ponta Grossa.

Sempre em comunhão com o Conselho de Pastoral e com a Pastoral Econômica procura se colocar voluntariamente a serviço da Comunidade Eclesial.

É uma pastoral que procura analisar, organizar e planejar de acordo com as orientações da diocese e normas civis a conservação do patrimônio paroquial ou da comunidade.

É uma pastoral formada pelas pessoas que voluntariamente se dedicam na questão da limpeza dos ambientes da Igreja ou Capela, sempre em comunhão com o Conselho da Comunidade.

Toda a Comunidade Católica em conjunto com o Conselho de Pastoral deve organizar, agilizar e planejar a conservação e manutenção do patrimônio.

Lembramos que a Diocese de Ponta Grossa em comunhão com as leis civis vigentes no Brasil tem orientações precisas no quesito de conservação, manutenção, venda e construção de patrimônios, para tal, consulte "Estatutos, Diretórios e Subsídios" da Diocese de Ponta Grossa no capítulo IV - Determinações Administrativas do C.P.C.

"Estatutos, Diretórios e Subsídios" da Diocese de Ponta Grossa no capítulo IV - Determinações Administrativas do C.P.C. possui um adendo com "orientações para as Associações Paroquiais", onde aparece um ordenamento jurídico quanto aos funcionários contratados e àquelas pessoas que seguem na linha da lei do "voluntariado".

Muitas pessoas, livre, gratuita e expontâneamente, querem dedicar um pouco de tempo à serviço voluntário na Comunidade, sempre de acordo com as leis vigentes no país e de acordo com as orientações da Diocese.

PASTORAIS

Pastorais e Movimentos