DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA


SOBRE
   História
   Fundação
   Bula Pontifícia


ESTRUTURA
   Colégio Consultores
   Conselho Presbiteral
   Seminários Diocesanos
   Casas para Encontros
PASTORAL UNIVERSITÁRIA


Justificativa

    “A Universidade pretende ser lugar privilegiado, mas não exclusivo, para criar e divulgar o saber sistematizado em escala universal, no qual as várias ciências e artes (técnicas) se integram harmoniosamente, por meio da interdisciplinariedade. A visão da cultura, do mundo, da história e da vida que nasce e é difundida na Universidade deve ser, por definição, ampla, universal, mas deve também encarnar-se na situação própria de cada lugar e país. Suas tarefas fundamentais são a pesquisa, o ensino e a extensão.” (Estudos da CNBB 56, no. 121).

    Devido o fato que o Ensino Superior ocupa um papel de suma importância na sociedade moderna é fundamental que a Igreja esteja presente, em dialogo, quando está sendo confeccionado novos conhecimentos e novas técnicas destinados a beneficiar, ou não, a sociedade.

    Com uma postura critica e ética a Igreja deve procurar junto com este mundo de saber as respostas aos grandes desafios do nosso tempo, com uma atenção especial nas áreas da dignidade do ser humano, a renovação da vida comunitária e a construção de uma sociedade verdadeiramente solidária.

    O mundo universitário forma os líderes de hoje e amanhã, então, a Igreja precisa de acompanhar jovens cristãos e seus educadores nesta fase de vida para que num espírito de serviço, dialogo, anúncio e testemunho de comunhão eles possam se preparar bem para exercer liderança no futuro como membros plenos da comunidade, evangelizadores da Boa Nova de Jesus Cristo, e construtores de uma sociedade justa e solidária.

Objetivo

    Evangelizar proclamando a Boa Nova de Jesus Cristo à comunidade Universitária em geral, promovendo um dialogo entre fé, cultura e ciência, para formar cristãos capacitados e competentes capazes de responder aos desafios deste tempo, e, de colocar o saber ao serviço da transformação deste mundo e a construção de uma sociedade justa e solidária a caminho do REINO definitivo.

Diretrizes

    Oferecer cursos de Pastoral Universitária para iniciantes a se realizarem por províncias eclesiásticas.

    Reunir militantes em cada Diocese do Paraná e respectivas Instituições de Ensino Superior, para que, em pequenos grupos possam partilhar suas vidas, aprofundar sua fé, discutir os problemas da IES onde estudam, através da Revisão de Vida e Revisão da Prática, utilizando o método Ver-Julgar-Agir, rever e celebrar.

    Transformar a Universidade e a ciência, de ambiente aparentemente neutro, em ambiente ético e em instrumento de serviço para toda a comunidade humana, com especial consideração pelos mais necessitados e marginalizados.

    Assumir a evangélica opção preferencial pelos pobres nos diversos ambientes de atuação da universidade (Movimento Estudantil, Representação Discente na estrutura Universitária, projetos de pesquisa, de extensão e ensino) e, também, fora dela no movimento popular, sindicatos, e Partidos, respeitando a diversidade de dons e colocando o saber a serviço da solidariedade.

    Vivenciar a espiritualidade própria da Pastoral Universitária à luz da pessoa de Jesus e o anuncio da Boa Nova, através do dialogo, da fraternidade, e da solidariedade.

    Atuar organicamente através da Pastoral de Conjunto e Comunhão Eclesial, tendo contatos com a coordenação Regional da Pastoral da Juventude, Pastoral da Educação, Pastoral da Cultura e outras afins, tendo presente o sentimento de unidade na diversidade, inseridos na Igreja local, unidos a seu Pastor, em espírito de comunhão e participação, colaborando na construção do Reino de Deus.

Atividades Permanentes - Regional

    Encontro anual Regional da Pastoral Universitária.
    Representação nos Cursos e Assembléias Diocesanas, Provinciais, Regionais e Nacionais.
    Visitas a grupos de Pastoral Universitária nas Dioceses.
    Oferecer cursos de formação nas Províncias e Dioceses.

Documento de Aparecida

    “É necessária uma pastoral universitária que acompanhe a vida e o caminhar de todos os membros da comunidade universitária, promovendo um encontro pessoal e comprometido com Jesus Cristo e múltiplas iniciativas solidárias e missionárias. Também se deve procurar uma presença próxima e dialogante com membros de outras universidades públicas e centros de estudo.” Nº343 ( Também o Nº 346. ).

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

     (...) torna-se imprescindível a criação de estruturas eclesiais novas que permitam enfrentar a problemática das enormes concentrações humanas e as novas deformas de cultura em gestação (...)Neste sentido, algumas atividades se tornam prioritárias: c) multiplicação e diversificação das comunidades eclesiais em ambientes específicos como a universidade.

Missão do Setor Universidades (SU)
     O Setor Universidades (SU) quer ser um espaço que articule, incentive e promova as distintas instâncias, já existentes, da ação evangelizadora no meio universitário.

     O SU quer acolher as novas iniciativas e promover o diálogo entre razão e fé, em perspectiva ecumênica.

     Formação contínua dos líderes que atuem no meio universitário.

Apresentação do Setor Universidades

     O Setor Universidades pertence à Comissão Pastoral de Cultura, Ensino Religioso e Comunicação da CNBB, sendo o presidente da Comissão D. Orani Tempesta - arcebispo de Belém do Pará - e D. Eduardo Benes - Arcebispo de Sorocaba - o bispo responsável do Setor Universidades, e Maria Eugenia LLoris- missionária da Fraternidade Verbum Dei - assessora nacional do setor.

     Talvez o primeiro que chama a atenção é que chamamos de Setor e não de Pastoral Universitária, porque o Setor quer ser um espaço dedicado dentro da Comissão ao trabalho de evangelização realizado nas universidades. Um setor que inclua as diferentes experiências (PU, PdaU, PnaU, Movimentos)(1).

     Foi uma opção porque neste momento existente experiências diversas nas universidades, e queremos que o setor seja um espaço que articule, convoque, promova, apóie, o trabalho de evangelização nas universidades (católicas, particulares, e publicas). Estimulando as experiências já existentes e promovendo outras.

     A Pastoral universitária atualmente não tem um discurso único porque a sociedade é plural, também as nossas universidades são.É um tempo novo, um momento de mudança que requer uma nova reflexão, uma nova abordagem da nossa ação evangelizadora, por isso queremos colocarmos juntos a caminho. ESTAMOS A CAMINHO!

     É necessário que exista um diálogo entre os que trabalhamos nas pastorais e a juventude universitária, entre os Regionais e o nacional, entre as universidades e a sociedade, entre as distintas formas de ação evangelizadora neste meio e todos aqueles que formam parte da comunidade universitária( professores, alunos, funcionários).

     O Setor Universidades que ser um Canal de Comunicação e de dialogo.

     Disponibilizamos um PowerPoint a todos aqueles que queiram conhecer e dar a conhecer o setor, disponibilizando o meu e-mail para resolver perguntas, duvidas ou entrar em contato: gennilloris@hotmail.com, universidades@cnbb.org.br

     Entra em contato! Queremos contar contigo! A sua colaboração e participação na reflexão é importante!

Pastoral Universitária - Diocese de Ponta Grossa

     A Pastoral Universitária sempre foi um desafio para a ação evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa. Ao longo da história começou-se um trabalho de pastoral na Universidade através dos Padres Cavanis que começaram um trabalho pastoral. Começou-se a articulação de grupos de jovens universitários com elementos de reflexão e espiritualidade. A Diocese de Ponta Grossa tem várias faculdades estaduais e particulares no seu território de abrangência. Mais que urgente há a necessidade de uma Pastoral Universitaria estruturada e dinâmica em sua ação evangelizadora.

     Há a presença de grupo de universitários das "Faculdades Renovadas" ligadas ao Movimento da R.C.C. e grupos de oração universitários dentro de algumas universidades. Muitos jovens dos grupos de jovens e atuantes em suas Comunidades Paroquiais estão nas faculdades. Sente-se a falta uma organização e articulação para uma presença evangelizadora através da Pastoral Universitária.

     Uma experiência que esta acontecendo na Diocese em algumas paróquias são os "cursinhos pré-vestibulares" com professores voluntários e prováveis acadêmicos nas faculdades. É feito um trabalho de evangtelização e social para àqueles alunos que não têm condições de pagar um Cursinho Pré-vestibular.

     Em 2009 através do pedido do Pe. Mario Dwulatka e do Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi , foi pedido ao Frei Jorge Dudu da Silva - OFMCap para ser o assessor diocesano da Pastoral Universitária para acompanhar, organizar e estruturar a Pastoral Universitária.

Contato
Frei Jorge Dudu da Silva
Convento Bom Jesus - Paróquia Sr. Bom Jesus - Cx.P.: 599
Fone: (42) 3226-1130 / Celular: 99656972
E-mail: jorgedusi@hotmail.com
Ponta Grossa - Paraná - CEP: 84.001-970

Maiores Informações
Visite o Blog da Pastoral Universitária - http://www.pastoraluniversit.blogspot.com/
Site - Secretaria Lucas - Projeto Universidades Renovadas - www.pur.com.br


PASTORAIS          





Navegue até a sua Paróquia



Cúria
Cúria
Imprensa
Clipping
Download