Paróquia São Cristóvão

Sábado:    Agendadas na Secretaria Paroquial
Domingo:  Agendadas na Secretaria Paroquial

HISTÓRICO

A história da Paróquia prende-se à fundação da capelania da Rede Viação Paraná Santa Catarina, em maio de 1952. Desde o início a comunidade demonstrou interesse e dinamismo, o que motivou a elevação da capelania à categoria de Matriz em setembro de 1965. Em setembro de 1964 foi inaugurado o Cine Teatro Pax. Depois da criação da Paróquia, foi iniciada a construção da Nova Igreja, inaugurada em 30 de abril de 1972. Em 1974 foi iniciada a construção do novo centro comunitário e clube paroquial, atualmente concluídos. A Paróquia de São Cristóvão foi atendida pastoralmente pelos Freis da OFMCap e depois foi passada para o atendimento dos padres diocesanos seculares.

1º. Pároco: Pe. Frei Elias Eugênio Zulian, OFMCap.

Festa de São Cristóvão com benção dos Motoristas todos os anos.

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Conselho Pastoral de Comunidade – CPC.

Pastoral dos Assuntos Econômicos – PAE.

Pastoral da Catequese.

Pastoral dos Ministros.

Pastoral dos Coroinhas.

Pastoral do Dizimo.

Pastoral do Canto Litúrgico.

Pastoral da Criança.

Pequenos Grupos.

Mutirão de Superação da Fome e da Miséria.

Pastoral das Capelinhas.

Legião de Maria.

Apostolado da Oração.

Vicentinos.

Parocos

Pe. Frei Elias Eugênio Zulian, OFMCap - 1965.

Pe. Frei Casimiro Maria de Orleans, OFMCap

Pe. Frei Ivo Lazzarotto, OFMCap

Pe. Frei Guilherme João Potratz, OFMCap

Pe. Frei Benedito F. da Rocha, OFMCap

Pe. Frei Gabrielângelo Caramore, OFMCap

Pe. Frei Pedro Sardo, OFMCap

Pe. José Lauro G. Gomes - Diocese - 1994/1995

Pe. Amadeu Fracaro - Diocese - 1996/2004

Pe. Jaime Rossa  - Diocese - 2004/2007

Pe. Evaldo Fidelix -  Diocese - 2008

ORAÇÕES

ORAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.

São Cristóvão, rogai por nós.

ORAÇÃO DO MOTORISTA

Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motorista, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos.

Protegei, ó Senhor os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito.

Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência.

Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio.

Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor.

Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e um tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida.

Amém!

Pastorais e Movimentos