Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro

Sábado:    ---------
Domingo:  8h às 8h30

HISTÓRICO

A comunidade iniciou nos primeiros meses do ano de 1982. Foi escolhida como padroeira Nossa Senhora do Monte Claro, sendo que seu dia é comemorado em 26 de agosto. Quem dirigiu os primeiros trabalhos pastorais foi Padre Vitoldo Dimitrowiscz. Estas pastorais eram: Conselho Pastoral, Catequese, Legião de Maria e Movimento das Capelinhas.

Também contamos com auxílio de outros padres que passaram por nossa comunidade sendo eles: Pe. Vitoldo, Pe. Edvino Sicuro, Pe.Carlito Collet, Pe. Mieceslau Dziuba, Pe. Valdir Piatti, Pe. Vicente Wrosz, Pe. Laurindo Szukucz, Pe. Atíllio Zamim e Pe. Francisco Kummer. As religiosas Servas do Espírito Santo e Franciscanas de Inglostadt contribuíram para o desenvolvimento da comunidade.

A criação da nova paróquia ocorreu em 26 de fevereiro de 2005 pelas mãos de Dom Sérgio Arthur Braschi juntamente com Pe. Maurimus Domingus, até então pároco da Paróquia Espírito Santo.

No momento criou-se a quase paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, desmembrando-a do território da Paróquia Espírito Santo.

A sede da paróquia está localizada no Núcleo Habitacional Santa Maria, além da sede conta ainda com as comunidades de: Santa Tereza – Vila Santa Tereza; Nossa Senhora Aparecida – Vila Ouro Verde; São Sebastião – Roxo Roiz; Nossa Senhora de Fátima – Vila Rural; Nossa Senhora da Luz – Guaragi.

Na ocasião foi entregue ao Pe. Marcelo Rodrigues do Carmo pela presença do Bispo Dom Sérgio Arthur a missão de organizar os trabalhos pastorais e administrativos. No dia 25 de agosto de 2005 com a presença de Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo Diocesano, é criada a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro e como primeiro pároco Padre Marcelo Rodrigues do Carmo e em 15 de janeiro nomeado o segundo pároco Padre Albino Dziadzio.

Algumas datas importantes

Jubileu de Prata

25 de março de 2007 – Jubileu de Prata – 25 anos de Comunidade Nossa Senhora do Monte Claro.

Aniversário da Paróquia

25 de Agosto de 2007.

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Monte Claro

26 de Agosto.

Assembléia Paroquial

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Pastoral dos Ministros Extraordinários da Comunhão e Esperança, Pastoral Catequética, Pastoral da Juventude, Pastoral Litúrgica, SAV, Movimento da Legião de Maria, Movimento do Apostolado da Oração, Movimento da Renovação Carismática Católica, Pastoral do Dízimo, Infância Missionária, Grupo de Coroinhas, Pastoral da Criança, Conselho Pastoral de Comunidade, Conselho Administrativo, Pastoral do Batismo, Pastoral do Idoso, Movimento das Capelinhas e Pastoral Familiar.

Segue abaixo a descrição de alguns trabalhos pastorais realizados na paróquia:

Pastoral dos Ministros Extraordinários da Comunhão e Esperança: Em unidade com o pároco, tem as funções de auxiliar na distribuição da comunhão nas missas, bem como também levar aos doentes e realizar Exéquias. Na ausência do padre, realizam novenas e Culto da Palavra.

Pastoral Familiar: Realizam Curso de Noivos e de Legitimação.

As Diretrizes da Ação Evangelizadora da paróquia são traçadas pelo Conselho Pastoral de Comunidade e Assembléia Paroquial.

Reuniões dos Conselhos

Reunião do Conselho Pastoral de Comunidade (CPC): Primeiro Domingo do mês às 19h30min.

Reunião do Conselho Administrativo e Econômico (CAE): Segundo Domingo do mês às 19h30min.

CAPELAS/ COMUNIDADES

Santa Tereza – Vila Santa Tereza;

Nossa Senhora Aparecida – Vila Ouro Verde;

São Sebastião – Roxo Roiz;

Nossa Senhora de Fátima – Vila Rural;

Nossa Senhora da Luz – Guaragi.

Atendimento Pastoral do Pároco (Pe. Albino Dziadzio)

Quarta-feira: das 13h00min ás 18h00min.

Batizado

Primeiro Sábado do mês: 15h00min.

ORAÇÃO

Virgem Satíssima, Mãe de Deus, amada e venerada em nosso Santuário de Monte Claro, onde através dos séculos, fostes a dispensadora de graças a vosso povo fiel, vinde em nosso auxílio, salvai-nos, nós vos suplicamos, como livrastes de tantos perigos os nossos antepassados. Amém.