DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA

MENU

Paróquia
Paróquia São Jorge

Dados Gerais
Fundação: 12/02/1978
Paroco:    Pe. Jorge M. Lázaro de Ortecho
Vigário:     Pe. José Fernando N. Zegarra

Contato
Secretária:INFORMAR
Telefone: (42) 3227-5599
e-mail:     paroquiasjorge@msaperu.org
Site:         INFORMAR
Facebook: INFORMAR

Missas
Segunda:    19h
Terça:         --------
Quarta:       8h | 19h
Quinta:       19h
Sexta:         19h
Sábado:      19h
Domingo:    7h | 10h | 19h

Confissões
Segunda:   Dia todo
Terça:       ---------
Quarta:     Dia todo
Quinta:     Dia todo
Sexta:       Dia todo
Sábado:    Dia todo
Domingo:  Dia todo


HISTÓRICO

    Após ouvir o parecer favorável do Conselho Presbiteral e dos Párocos das Paróquias São Sebastião, São José e Nossa Senhora do Pilar, no uso da jurisdição ordinária segundo os cânones 1427 e 1428 do Código de Direito Canônico, Dom Geraldo Pellanda – então Bispo da Diocese de Ponta Grossa – promulgou no dia dez de fevereiro de 1978 (um mil novecentos e setenta e oito), através do decreto de número 71 (setenta e um), a criação da Paróquia São Jorge no Bairro da Madureira.  

    Até então São Jorge era uma das comunidades paroquiais da Paróquia São Sebastião situada no Bairro de Nova Rússia. A criação de uma nova Paróquia deu-se devido à densidade sempre crescente da população da Diocese e em vista a um maior atendimento espiritual da significativa população residente no bairro.

    A Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração de Jesus assumiu a administração da nova paróquia tendo o auxílio do clero Diocesano até o ano de 1981, quando a Paróquia passou a ter um pároco desta mesma congregação.

    No ano de 1995, devido à doença do então pároco – Padre Homero Lortie – a Paróquia passou a ser administrada pela Diocese e a ter como pároco padres do clero secular.

 

Criação da Paróquia

    Aos doze dias do mês de fevereiro de um mil novecentos e setenta e oito, com a presença do Reverendíssimo Dom Geraldo Pellanda, Bispo Diocesano, do Reverendíssimo Superior Regional da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração – Irmão Gilles Ferland, de sacerdotes e numerosos fiéis, realizaram-se as solenidades da instalação da Paróquia São Jorge no Bairro da Madureira, bem como a tomada de posse do seu Vigário Paroquial e dos Irmãos que irão assumir a administração da mesma. Em missa solene às nove horas foi lido o decreto de criação da nova Paróquia, bem como a nomeação de seu primeiro pároco – Padre Francisco Carlos Bach.

    De Abril a dezembro de 1995 a paróquia ficou sem pároco, pois, por motivos de saúde, o Padre Homero Lortie teve que se ausentar para os devidos cuidados médicos. Neste período os Frades Missionários Menores e alguns padres do clero diocesano se revesaram no atendimento da Comunidade Paroquial de São Jorge. Na impossibilidade dos Irmãos do Sagrado Coração continuarem no atendimento da Paróquia, a Diocese assumiu a mesma.


Comunidades 

    A Paróquia São Jorge possui uma comunidade além da comunidade Matriz, é a Capela Nossa Senhora dos Anjos situada no Jardim Los Angeles.

    Capela esta que pertencia à Paróquia São Sebastião e passou a fazer parte da Paróquia São Jorge no ano de 1996.

 

Decisões da Assembléia Paroquial

    Tendo em vista as três prioridades da Diocese de Ponta Grossa: os Conselhos de Pastoral de Comunidade e Paroquial; os Pequenos Grupos e o Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome, a Paróquia São Jorge também adotou-as como prioridades. Os temas, em um primeiro momento, nos foram apresentados pelo Padre Valdeslei Sviercoski, pelo Diácono Carlos Henrique Falcão e o Diácono Flávio Antônio Pauluk, respectivamente. Em um segundo momento foram apresentados testemunhos destes trabalhos que já estão sendo realizados tanto na comunidade Matriz São Jorge como na comunidade da Capela Nossa Senhora dos Anjos. No terceiro momento foram definidas propostas para que a Paróquia viva bem cada prioridade assumida.

    Mais recentemente 2007 a Paróquia assumiu junto com a Diocese as prioridades das Santas Missões Populares e a Evangelização da Juventude. 


Pastorais, Movimentos e Organismos existentes na Paróquia

Ministros Extraordinários da Comunhão

Pastoral Catequética

Pastoral da Criança

Pastoral Litúrgica

Pastoral Social

Pastoral da Pessoa Idosa

Pastoral Familiar

Pastoral do Batismo

Pastoral da Juventude

Legião de Maria

Apostolado da Oração

Liga Católica

Renovação Carismática Católica

Pequenos Grupos

Pastoral dos Coroinhas

Capelinhas

Pastoral dos Adolescentes

Rosário Perpétuo

Pastoral do Dízimo

 

Eventos

Dia do Padroeiro: 23 de abril


Párocos

1º. Pároco:  Padre Francisco Carlos Bach  - 1978 até 1979

2º. Pároco:  Padre Jaime Rossa  - 1980 até 1981

3º. Pároco:  Padre Hermann Prince - scj  - 1981 até 1990

4º. Pároco:  Padre Homero Lortie - scj  - 1991 até 1995

5º. Pároco:  Padre Ademir da Guia Santos  - 1995 até 1997

6º. Pároco:  Padre Sílvio Mocelin  - 1997 até 1998

7º. Pároco:  Padre Glauco de Camargo Pinto  - 1998 até 2001

8º. Pároco:  Padre Sílvio Mocelin  - 2001 até 2002

9º. Pároco:  Padre Jaime Rossa  - 2002 até 2004

10º. Pároco:  Padre Estanislau Kapuscinski  - 2004 até 2005

11º. Pároco:  Padre José Dias Corrêa  - 2005 até 2005

12º. Pároco:  Padre Estanislau Kapuscinski  - 2006 até 2009

13º. Pároco:  Pe. Joel Nalepa  - 2010 até 2013

14º. Pároco:  Padre Jorge Mendiola Lázaro de Ortecho, MSA  - 2013 até 


ORAÇÃO 

" Ó Deus todo-poderoso, vós nos protegeis pelos méritos e bênçãos de São Jorge. Fazei que este grande mártir, com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade, esclareça a nossa inteligência, ilumine os nossos caminhos e fortaleça o nosso ânimo nas lutas da vida. Que ele nos alcance de vós a firmeza diante da vossa vontade contra as ciladas do mal. E assim, vencendo como São Jorge venceu, possamos triunfar convosco no céu, e participar das eternas alegrias. Amém ".




Navegue até a sua Paróquia



Cúria
Cúria
Imprensa
Clipping
Download