Paróquia São João Batista

Sábado:    Agendadas na Secretaria Paroquial
Domingo:  Agendadas na Secretaria Paroquial

HISTÓRICO

No ano de 2009,começou-se o processo para a criação da Paróquia São João Batista no Setor 7 da Ação Evangelizadora da Diocese de Ponta Grossa, na cidade de Irati. O processo começou após as visitas pastorais do Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Brachi e também após as consultas aos padres do Setor 7 e aos conselhos de consulta e instâncias de comunhão diocesano: conselho presbiteral e conselho dos consultores, com o aval favorável de todos.

O processo de criação da paróquia levou em consideração o crescimento da população e à necessidade de melhor atendimento pastoral e espiritual dos fiéis na região da Vila São João em Irati.

A futura paróquia será criada tendo como séde  a Capela São João Batista e desmembrando Capelas/Comunidades das Paróquias N. Sra. da Luz  e Paróquia São Miguel, dentro do Município de Irati. O Pe. Pedro Gavlak foi designado pelo bispo diocesano para preparar a criação da Paróquia São João Batista.  Todo o processo de criação da nova paróquia começou em 18 de Abril de 2009.

Já é feito o atendimento pastoral e espiritual dos fiéis. São realizadas celebrações nas Comunidades desta "Quase Paróquia". Esta em fase de estruturação com o apoio e alegria dos fiéis e Comunidades Católicas, que farão parte da futura paróquia.

Será a quadragésima quinta (45) paróquia criada na Diocese de Ponta Grossa. No dia 27 de junho de 2010, às 10 horas Dom Sérgio Arthur Braschi preside a cerimônia de criação da Paróquia São João Batista, em Irati.  Nesta mesma ocasião será festejado os 30 anos de sacerdócio do Pe. Pedro Gavlak, e a inauguração da casa paroquial.

CAPELAS

A Paróquia São João Batista é resultado do desmembramento das Paróquias São Miguel e Nossa Senhora da Luz. É composta pelas seguintes comunidades:

Comunidade Divino Espírito Santo - Bairro Lagoa.

Comunidade São Pedro e São Paulo - Vila Raquel.

Comunidade Nossa Senhora do Carmo - Fernando Gomes.

Comunidade Cristo Rei - Engenheiro Gutierrez.

Comunidade São Francisco - Pedra Preta.

Comunidade N. Sra. Aparecida - Monjolo.

Comunidade Santo Antonio - Riozinho.

Comunidade N. Sra. Aparecida - Vila Rural.

Comunidade São João Batista - Matriz - Vila São João.

* A atual capela que serve de matriz para a nova Paróquia é a terceira construção eclesial na Vila São João. A primeira igreja no local foi construída por volta de 1900, quando a vila ainda nem tinha esse nome. A segunda foi fundada em 24 de junho de 1954, com auxílio da comunidade e incentivo dos freis capuchinhos.

Párocos

1º. Pároco:  Pe. Pedro Gavlak  - 2009 até

Pastorais e Movimentos

Conselhos de Pastoral - C.P.P. / C.P.C.

Movimento das Zeladoras de Capelinhas

Movimento do Serra Clube Vocacional

P.A.E. - Pastoral dos Assuntos Econômicos

Pastoral da Criança

Pastoral da Liturgia e do Canto Pastoral

Pastoral de Animação Bíblico-Catequética

Pastoral do Batismo

Pastoral dos Adolescentes - T.L.C.

Pastoral dos Coroinhas

Pastoral dos MECEs

S.M.P. - Santas Missões Populares

ORAÇÃO

Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor de Jesus, primogênito da graça do Redentor, fostes grande diante do Senhor.

Por vossas admiráveis virtudes, alcançai-nos de Jesus a graça de amá-lo e servi-lo até a morte, com extremo afeto e dedicação.

Alcançai-nos profunda devoção à Virgem Maria. Ela saiu apressadamente para visitar a vossa mãe, Isabel. Foi quando a presença de Jesus, ainda no ventre de Maria, vos libertou do pecado original e vos encheu com os dons do Espírito Santo.

A vossa grande bondade e poderoso auxílio nos ajudem a amar sempre mais a Jesus, para um dia estarmos convosco na eternidade.

Amém!

Pastorais e Movimentos