COMISSÃO REGIONAL DOS PRESBÍTEROS

1. Justificativa
     Com a graça de Deus os Presbíteros do Paraná sabem que o mundo de hoje os desafia com sua modernidade, tecnologia, exigindo uma constante preparação e atualização. A realidade contemporânea privilegia uma pequena porcentagem da população e deixa uma grande maioria fora do desenvolvimento.

Neste mundo globalizado cresce o individualismo, o subjetivismo, o apego ao materialismo em detrimento da família e da pessoa. Aumenta a necessidade de levar as pessoas a desenvolver uma profunda experiência de Deus que devolva o sentido a vida, conforme afirma o Papa “Fazer da Igreja a casa e a escola de oração”.

O Presbítero é consciente que a “evangelização, consequentemente, é denúncia das situações, formas e instituições que se opõem ao Reino, que são fruto do pecado e da injustiça, que esmagam a dignidade e a esperança do homem”

A CRP é um espaço de comunhão de presbíteros, com os bispos e com a Igreja toda, colocando-se a serviço da vida e das organizações de presbíteros do Paraná em comunhão e participação.

2. Objetivo
     Promover a vida e o ministério de presbíteros do Paraná, visando à sua capacitação, realização pessoal e desempenho de seu ministério, de modo que, nos presbitérios diocesanos se viva a comunhão e a participação, bem como em todo Regional, sejam animadores da vida e da missão eclesial neste mundo urbano, dinamizando as diversas pastorais e movimentos, despertando e formando leigos aos diferentes ministérios não ordenados, capazes de responder aos desafios do mundo globalizado.

3. Diretrizes

Motivar a organização de presbíteros em associação diocesana e no regional.
Promover cursos que favoreça a convivência, a espiritualidade e formação permanente de presbíteros.
Manter abertura e acolhida com outros organismos da Igreja como CRB, CRD, CRL, OSIB, CRB, CPT...
Estar a serviço dos anseios e necessidades de presbíteros do regional perante as instâncias competentes.
Incentivar os presbíteros a darem a sua colaboração econômica anual, assim viabilizando os trabalhos da CRP.
Dinamizar os três âmbitos de ação: pessoa, comunidade e sociedade, vivenciando o serviço, o diálogo, o anuncio e o testemunho de comunhão.

4. Atividades Permanentes

Reunião trimestral da CRP;
Participação da Presidência nos encontros e assembléias do Regional;
Intercâmbio com a CNC e os presbíteros do Regional;
Participação nos encontros nacionais de Presbíteros;
Participação do presidente nas assembléias anuais da CNBB;
Apoio aos Presbíteros em situação de conflito, dificuldades ou perseguição.

5. Organização

Bispo referencial: Dom Vicente Costa
Presidente regional: Pe. Mário Spaki
A Presidência é composta por um presidente, um vice-presidente, um secretário, um segundo secretário e um tesoureiro, um segundo tesoureiro

Fonte: CNBB - Regional Sul II

DIOCESE DE PONTA GROSSA - CRP
     A Diocese de Ponta Grossa através do Clero e do Bispo Diocesano, sempre escolheram e delegaram um presbítero do clero secular para estar integrado com a caminhada dos presbíteros do Regional Sul 2 – Paraná. O Objetivo sempre foi a integração, a comunhão e a participação, além da animação da vida e ministério dos presbíteros. Ao longo da história da caminhada dos presbíteros da Diocese de Ponta Grossa tivemos o representante do Clero junto à CRP; houve participação nos Encontros do Regional dos Presbíteros e nos Encontros Nacionais de Presbíteros. Nossos padres contribuíram com a caminhada dos presbíteros do Paraná, inclusive o Pe. Ademir da Guia Santos, foi secretário da CRP numa gestão e atualmente o Pe. Mario Spaki é o Presidente da CRP do Paraná. Lembramos do Pe. Jorge Casimirski que também foi representante do Clero Diocesano junto à CRP.

Hoje, depois de uma caminhada de amadurecimento temos o presbítero representante do Clero que é o presidente da CRP, temos a Pastoral Presbiteral que já vem fazendo uma caminhada de alguns anos, cujo coordenador atual é o Pe. Osvaldo Pinheiro e estamos nos unindo voluntariamente numa Associação para organizarmos e construirmos a Casa do Padre - “Casa São João Maria Vianney” em Ponta Grossa, com o apoio e incentivo da Pastoral Presbiteral, do Bispo Diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi, da Associação da Cruzada São Sebastião e dos presbíteros diocesanos.

Em 2010, após vencido o tempo de representante do Clero diocesano por parte do Pe. Mario Spaki, foi aclamado como novo representante do Clero, o Pe. Osvaldo Pinheiro, já coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Ponta Grossa.

Pe. Osvaldo Pinheiro
Rua: Paranapanema, 49 - Boqueirão - Cx. Postal: 1269