Publicado em: 19/12/2020

Show de luzes ilumina a Catedral

Decoração natalina foi entregue nesta quinta

A Catedral ganhou iluminação com refletores de led A Catedral ganhou iluminação com refletores de led | Crédito: Luana Caroline Nascimento/Pascom Paróquia Catedral Sant’Ana

Uma igreja às escuras. Assim permaneceu por 50 minutos a Catedral Sant’Ana durante a celebração que marcou a bênção e entrega da decoração natalina, na noite desta quinta-feira (17). A missa foi celebrada apenas com a luz do presbitério acesa. Após a bênção final, foi inaugurada a ornamentação interna, com o acendimento dos canhões de led, das cascatas, guirlandas e a bênção e incensamento dos presépios. Foi acesa ainda a nova iluminação da igreja, que conta com 11 refletores de led nos vitrais e mais 12 lâmpadas também de led.

Em sua homilia, o pároco da Paróquia Sant’na, padre Antônio Ivan de Campos, falou sobre a importância do presépio, uma representação que inclui vários mistérios da vida de Jesus, fazendo-os aparecer familiares a nossa vida diária. Representar o acontecimento da natividade de Jesus equivale a anunciar, com simplicidade e alegria, o mistério da encarnação do Filho de Deus. “Abençoai este presépio que recorda o nascimento de Jesus Cristo, nosso salvador, e tornai-nos dignos de participar de sua divindade, Ele que assumiu nossa humanidade”, rezou padre Ivan. Este ano, a igreja terá dois presépios: um colocado ao lado do presbitério, com peças que pertenciam à antiga Catedral, e outro, adquirido este ano, instalado junto a uma das portas laterais.

Entregue a decoração interna, todos foram convidados a sair pela porta central e dar a volta até a porta da Rua Sant’Ana, onde está o presépio novo. Ali, canhões de led foram jogados na parede e no presépio e houve estrobo com jogo de luz. Tudo muito bonito. Foram feitos ainda a bênção e o incensamento do presépio. “Agradecemos muito à comunidade que, mesmo neste ano difícil, não deixou de participar, muito pelo contrário, aumentou a participação; ganhamos novos paroquianos”, comentou o coordenador da Pastoral da Comunicação, Bruno Mansani Sad.

O coordenador enfatizou o carinho das pessoas para com a paróquia. “A população tem acolhido mais a Catedral como ‘igreja-mãe’. E como nós aderimos o slogan ‘casa da vovó’, isso pegou bastante, e todo mundo, quando chega aqui, fala que chegou na ‘casa da vovó. Muito legal para a gente ver que, ao final desse ano turbulento, o nosso trabalho valeu a pena e nosso objetivo para os 200 anos está a cada dia se superando”, acrescentou Sad.

Após a inauguração do presépio, todos foram até a Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente à igreja, para acompanhar o acendimento da nova iluminação. São 11 refletores de led nos vitrais e mais 12 lâmpadas de led. Todas as lâmpadas da Catedral foram trocadas. Elas foram obtidas com a ajuda da comunidade e a partir de uma parceria com a Mitra Diocesana, que fez a aquisição dos refletores. A repercussão da nova iluminação começou ontem mesmo. “Está sendo maravilhosa. Ontem à noite, nosso Instagram estava ‘bombando’ de gente tirando fotos e elogiando, lembrando que o ‘cartão postal da nossa cidade’, agora, está iluminado”, contou Bruno Mansani Sad.

O presépio pode ser visto das 14 às 20 horas, e, a ornamentação externa e a iluminação, até a meia noite.

| Carreata encerra dia da padroeira em Castro   |   Festa de Sant’Ana especial este ano   |   Paróquia de Reserva realiza bênção dos veículos   |   Tríduo à Sant’Ana inicia nesta sexta   |

Publicado em: 19/12/2020

Show de luzes ilumina a Catedral

Decoração natalina foi entregue nesta quinta