Publicado em: 18/05/2021

Missa reuniu jornalistas em ação de graças

Bispo Dom Sergio rezou pelos comunicadores

Celebração foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e da Diocese e Rádio Sant Ana Celebração foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e da Diocese e Rádio Sant Ana | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

“Há mais de dois mil anos, uma corrente de encontros comunica o fascínio da aventura cristã”. Esse trecho da mensagem do Papa Francisco pelo 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi lido duas vezes pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi durante a celebração deste domingo (16), em ação de graças pela data. “Como é bonita a palavra do Papa!”, emocionava-se o bispo ao enfatizar a beleza do texto, antes de continuar sua leitura: ‘por isso, o desafio que nos espera é de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são’. Em sua homilia, dom Sergio lembrou a relação do Dia Mundial das Comunicações Sociais à solenidade litúrgica da Ascensão do Senhor, destacando a missão dada por Jesus a seus discípulos, que devem ir pelo mundo e anunciar o Evangelho.

Dom Sergio presidiu a celebração que, segundo ele, aconteceu na Paróquia Santa Teresinha, para agradecer aos comunicadores, ao lado padre Joel Nalepa, que é pároco e também diretor da Rádio Sant’Ana FM. No início da missa em ação de graça pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais o bispo citou a presença do jornalista Mário Martins, editor-chefe do Jornal da Manhã/Portal aRede, e de Stefano Júnior, integrante da equipe da Rádio Sant’Ana, os parabenizando em nome de todos os comunicadores da Diocese de Ponta Grossa. “Quando o Papa Paulo VI instituiu a Festa das Comunicações não poderia imaginar que teríamos tanto acesso hoje a informação a comunicação no celular, com muita facilidade”, comentou dom Sergio.

De acordo com o bispo, as redes sociais e digitais que são relativamente novas, foram mudanças culturais extraordinárias "que temos de aproveitar bem porque, antes de subir ao céu, Jesus disse ‘ide e pregai essa boa notícia a todos os povos. Sereis minhas testemunhas aqui em Jerusalém, na Judéia, na Samaria e até os confins da terra. Jesus confiou a continuidade daquela evangelização, da Boa Notícia, que ele trouxe, realizou com a sua paixão, morte gloriosa na cruz e ressurreição a nós. Ele realizou a melhor notícia de salvação para o ser humano, do reino de verdade, vida, justiça, fraternidade, amor e de paz. Instituiu e deixou a missão para os seus discípulos e discípulas. Compreendamos bem isso e agradeçamos, junto com o Papa Francisco, aos comunicadores: aos jornalistas, pessoal das redações, de rádios, tvs, e hoje da internet, que estão veiculando a verdade”.

Padre Joel Nalepa agradeceu às equipes pela transmissão, em tempo real, da celebração pelas páginas no Facebook da Paróquia Santa Teresinha e da Diocese e pela Rádio Sant’Ana, e, enalteceu a presença da jornalista Luana Souza, do jornal Diário dos Campos, e de Mário Martins, editor-chefe do jornal da Manhã/portal a Rede, onde, graças a uma parceria, é publicada semanalmente a coluna Na trilha da Fé, produzida pela Assessoria de Comunicação para lembrar os 100 anos da Diocese de Ponta Grossa. “Os 95 anos foram festejados agora no dia 10 de maio e a coluna que sai no jornal e no meio digital e também tem sua versão em áudio, veiculada na Rádio Sant’Ana conta um pouco de nossa história. Parabenizando os profissionais aqui presentes, parabenizo todos os profissionais dos veículos de comunicação da Diocese”, afirmou padre Joel.

‘Evangelizar é Compartilhar’

O idealizador da Campanha Evangelizar é Compartilhar, Luiz Vantroba, detalhou o projeto que se iniciou no domingo e pretende incentivar o fieis diocesanos a seguir e interagir às redes sociais da Diocese. “Queremos que os fiéis tenham um pouco mais consciência do poder que têm nas mãos para evangelizar. Hoje, dificilmente jovens e adultos não têm celular. Temos 17 cidades na Diocese e nossas redes sociais ainda são tímidas. Há pouca gente seguindo e ainda menos interagindo no Instagram e no Facebook. O projeto tem como intenção que todas as pastorais possam motivar os seus participantes, e as paróquias os seus fiéis, a terem o link das redes sociais da Diocese”, explicou.

Segundo Vantroba, o Facebook tem atualmente pouco mais de 15 mil curtidas e são perto de mil curtidas no Instagram, criado em outubro do ano passado. “Mas, podemos crescer. A Catequese, em 2021, tem 4.665 catequistas. Número expressivo. Se todos seguissem o Instagram teríamos muito mais seguidores. São 19. 779 catequizandos matriculados nas paróquias. Este ano, devido a pandemia, fizeram grupo no whats, com crianças e pais. Se fosse mandado o link das redes sociais para todos, a rede iria crescer”, exemplificou, citando que a ideia é fazer o mesmo com todas as pastorais.

Você pode acessar a página do Facebook da Diocese de Ponta Grossa pelo endereço facebook.com/DiocesePontaGrossaoficial e o Instagran:diocesepontagrossa

| Curso de líderes forma primeira turma   |   O amor à Eucaristia expresso pela Diocese   |   Corpus Christi emociona e motiva   |   A fé testemunhada pelas ruas   |

Publicado em: 18/05/2021

Missa reuniu jornalistas em ação de graças