Publicado em: 19/05/2021

Ardor religioso é destaque na Festa de Santa Rita

Missas-novenas têm atingido lotação máxima

A Paróquia Santa Rita celebra sua padroeira com a tradicional Festa das Nações A Paróquia Santa Rita celebra sua padroeira com a tradicional Festa das Nações | Crédito: Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa/Paróquia Santa Rita

Como não poderia deixar de ser, é forte o apelo religioso da Festa das Nações, realizada em honra a Santa Rita de Cássia, na Paróquia Santa Rita, no bairro da Ronda, em Ponta Grossa. Até esta terça-feira (18), já tinham sido celebradas quatro missas-novena, marcadas sempre para as 17 e às 19 horas. Em todos os dias, as duas missas tiveram lotação máxima. Em respeito ao decreto municipal, a administração da paróquia tem colocado na igreja 135 fieis, obedecendo o limite de 35% da capacidade total do espaço. A orientação é para que as celebrações sejam acompanhadas pela internet. A missa das 19 horas tem transmissão pelo Youtube e pela página da paróquia no Facebook.

Em média, entre 100 a 150 pessoas participam de forma online da celebração, de acordo com dados da paróquia. Nesta quarta-feira, o quinto dia da novena terá como tema ‘Santa Rita, mulher dedicada ao trabalho’. Os fieis são convidados a levar ou a manter diante da televisão, computador ou celular a carteira de trabalho e o holerite de pagamento, para que sejam abençoados. No ‘caminho de fé com Santa Rita de Cássia’, estão programadas celebrações às 17 e às 19 horas, diariamente, até o dia 23.

Amanhã (20), o pedido a ‘Santa Rita, profunda penitente’ será pela intercessão pelas mães e mulheres grávidas. Pede-se que os fiéis tragam uma imagem de Nossa Senhora. No dia 21, lembrando ‘Santa Rita, religiosa exemplar’, será dada a bênção às religiosas e benfeitores da Comunidade. Dia 22, acontecerá a bênção dos profissionais de saúde e, no dia 23, na missa das 19 horas, haverá bênção para os enfermos, com a arrecadação de alimentos para distribuição entre as famílias assistidas pela paróquia. A participação nas celebrações precisa ser agendada na secretaria paroquial.

Retomada este ano, depois de não ter sido realizada em 2020 por causa da pandemia, a Festa das Nações tem um formato diferente. A oferta de comidas típicas está sendo no sistema drive thru. O ideal é que as fichas sejam compradas com antecedência, na secretaria, para evitar aglomerações. Nesta sexta-feira (21), o cardápio inclui hot dog (cozinha americana). No sábado, serão vendidos pastéis de carne, pizza, palmito e banana, e, no dia 23, churrasco. Os valores giram entre R$ 5 (quentão 200 ml e crepes) a R$ 45 (churrasco do almoço de domingo). A retirada será no salão paroquial, via drive-thru.

Padre Evandro Luis Braun, pároco da Santa Rita, lembra que a festa é um dos jeitos da comunidade celebrar a sua padroeira. “É um jeito especial de as pessoas se encontrarem e rezar juntas. Importante a comunhão e a confraternização, o encontro das pessoas. Convidamos você a participar desse momento tão especial”, sugere o pároco.

Show de prêmios

Até dia 23, domingo, as cartelas do Show de Prêmios estarão sendo vendidas a R $10 na secretaria da igreja, com as lideranças das capelas São Domingos, Nossa Senhora da Luz e Sagrada Família, e, ainda, pelo whatsapp. O primeiro prêmio dará ao vencedor R $13.000 e mais uma moto Honda Fan CG 160 zero quilômetro; o segundo, R $5.000 e o terceiro, R $3.000.

O sorteio será eletrônico. Não é necessário estar presente. Ele acontecerá às 16 horas e terá transmissão pelo Facebook e Youtube. Se houver mais de um ganhador, para o mesmo prêmio, o desempate ficará a critério dos mesmos.

| Curso de líderes forma primeira turma   |   O amor à Eucaristia expresso pela Diocese   |   Corpus Christi emociona e motiva   |   A fé testemunhada pelas ruas   |

Publicado em: 19/05/2021

Ardor religioso é destaque na Festa de Santa Rita

Missas-novenas têm atingido lotação máxima