Publicado em: 24/06/2021

Canutama recebe 600 manuais de Catequese

Livros chegaram na véspera de São João à Amazônia

Os manuais chegaram na noite de quarta-feira, no porto de Canutama Os manuais chegaram na noite de quarta-feira, no porto de Canutama | Crédito: Paróquia São João Batista/Canutama, Prelazia de Lábrea

Na véspera do dia seu padroeiro, a Paróquia São João Batista, de Canutama, na Prelazia se Lábrea, no Amazonas, recebeu os 600 manuais adquiridos por intermédio de uma campanha realizada junto aos grupos de catequistas das paróquias da Diocese de Ponta Grossa. Os 500 Manuais da Coleção Sementes (100 de cada um dos cinco tempos) e 100 Manuais de Catequese com Adultos foram enviados à Amazônia dia 3 de maio e chegaram à paróquia administrada pelos padres diocesanos Osvaldo Pinheiro e José Nilson Santos na quarta-feira (23), véspera de São João.

“Fica o agradecimento a todos que participaram da campanha para a compra desses manuais”, ressalta a coordenadora diocesana da Pastoral Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, contando que a decisão de doar os manuais aconteceu durante a reunião de planejamento, ainda em 2020. “Combinamos com os coordenadores paroquiais que iríamos fazer a campanha não pela paróquia, mas pelo grupo de catequistas. Para reunir dos catequistas essa doação. Cada paróquia iria doar 160 reais, valor referente a dez manuais, já que cada manual custa 16 reais”, conta Flávia.

Segundo a coordenadora, houve grupo que doou a mais, outros não puderam e nem todos participaram. “Em alguns, foram as paróquias que doaram, mas a ideia era não sobrecarregar as paroquias, que já tinham outra campanha em andamento (a de Natal), mas como os encontros estavam acontecendo online e os catequistas não conseguiram se reunir, quem doou foi a paróquia”, detalha. As doações foram deixadas no Centro Diocesano. A Pastoral precisou completar o valor e pagar o transporte.

“O que me chamou a atenção foi que chegou na véspera do dia do padroeiro. Dia de São João Batista. Chegou ontem à noite. O santo estava conosco, estava atento”, reconhecia Flávia Nascimento. O pároco, padre Osvaldo Pinheiro, informa que provavelmente os manuais serão utilizados somente no ano que vem. Os catequistas estão se preparando para usar o manual desde o final do ano passado, acrescenta, reiterando que eles só vão aprender, de fato, a partir do contato com os catequizandos. Os encontros da Catequese em Canutama estão suspensos desde o ano passado, devido a pandemia.

“A intenção é recomeçar os encontros em agosto até porque as aulas nas escolas daqui estão recomeçando. Há um desejo muito grande de reiniciar os encontros de parte dos catequistas e esse material será investido nos cinco Tempos, além da Catequese para Adultos. Ele chega para nos auxiliar no trabalho de Iniciação À Vida Cristã”, destaca padre Osvaldo.  Ano passado, equipe de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa enviou à Paróquia São João Batista 196 livros da Coleção Sementes, entre manuais para catequistas (34, de cada um dos cinco tempos) e 26 do manual de Catequese com adultos. Cada comunidade da paróquia recebeu um kit. Os manuais foram idealizados pela Diocese e editados pela Editora Ave Maria. A aquisição e envio foram custeados pela Igreja de Ponta Grossa.

| Feira de negócios encerra curso   |   Paróquia Cristo Rei completa 100 anos   |   Sínodo 2023: live quer preparar católicos   |   Festa de Aparecida marcada pela fé   |

Publicado em: 24/06/2021

Canutama recebe 600 manuais de Catequese

Livros chegaram na véspera de São João à Amazônia