Publicado em: 14/10/2021

Paróquia Cristo Rei completa 100 anos

Festa ocorre desde agosto. Ponto alto será a dedicação da igreja

Padre Gilson Camargo, padre Zezinho e diácono Gilson Mendes Padre Gilson Camargo, padre Zezinho e diácono Gilson Mendes | Crédito: Paróquia Cristo Rei/Ivaí

A Paróquia Cristo Rei, de Ivaí, uma das 12 primeiras formadas na Diocese de Ponta Grossa, está comemorando os seus 100 anos. Novenas iniciadas já em agosto e que terminam neste dia 16 integram a programação festiva, que tem na segunda-feira (18) o seu momento mais solene. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi celebra, às 19 horas, a dedicação da igreja matriz da paróquia, do altar e bênção da nova imagem de Cristo Rei. Ainda dentro da festa do centenário, foi lançada uma moeda comemorativa, em agosto, que está à venda na secretaria e em alguns pontos do comércio. A programação se encerra com o Show de Prêmios, que sorteará R$ 40 mil em brindes, no dia 21 de novembro, dia do padroeiro.

A nova imagem de Cristo Rei vai substituir a atualmente utilizada na paróquia. Ela é feita em resina e tem aproximadamente 2 metros. A imagem foi comprada em Mafra (SC), graças à colaboração de alguns paroquianos. Ainda segundo informações da secretaria paroquial, a estátua está no altar, coberta e só será conhecida por todos na segunda-feira, no momento da bênção. A moeda comemorativa dos 100 anos e as cartelas do Show de Prêmios vêm sendo vendidas a R $10. As novenas celebradas pelo centenário, na matriz, trouxeram padres que já trabalharam na comunidade: Lourenço Bienarski (de 93 anos e que faleceu semana passada),  Antônio Roik, Joel Nalepa, Gilson Camargo, Arno Longo, Pedro Gelinski, Marcos Walaski e Valdir Sloboda. Neste sábado, quem celebra é o Provincial da Congregação da Missão (Vicentinos), padre Odair Gonçalves dos Santos.

A Paróquia Cristo Rei é atendida pelos padres Vicentinos. O primeiro veio de Prudentópolis em outubro de 1921, ao lado de Dom João Francisco Braga, bispo de Curitiba. Padre Lodovico Branny e o bispo visitaram as comunidades a cavalo. Passam por Hervalzinho, Apucarana, Terezina, Saltinho, Imbuia e São Roque, realizando batismos, confissões e missas. Foi nessa época que o bispo determinou que em Ivaí fosse criada a paróquia e nomeia o primeiro pároco, padre Francisco Komander.

Ivaí tem uma população estimada de 14.049 habitantes, a maioria descendente de poloneses e ucraínos, sendo assim predomina a religião católica. Na paróquia já trabalharam 24 padres. Desde 2000, o pároco é o padre José Bacheladenski. Ele atende 23 capelas mais a Matriz. As celebrações nas comunidades acontecem uma vez por mês. As missas na igreja Matriz são celebradas no sábado (19 horas) e domingo (8h30). Na quinta-feira, há novena e missa da Medalha Milagrosa.

| RCC elege coordenadores setoriais   |   Nota Oficial   |   Imagem de Cristo Rei de praça recebe bênção   |   O vigário geral da Diocese   |

Publicado em: 14/10/2021

Paróquia Cristo Rei completa 100 anos

Festa ocorre desde agosto. Ponto alto será a dedicação da igreja