Publicado em: 09/03/2022

Missa em Brotas abre peregrinação

Caravana vai passar sete dias pela Rota do Rosário

A missa com padre Reginaldo foi transmitida pelo YouTube. A missa com padre Reginaldo foi transmitida pelo YouTube. | Crédito: Toninho Anhaia

Três ônibus, com 123 peregrinos de pelo menos oito estados do Brasil e mais os devotos do Paraná e de toda a região acompanharam na tarde desta terça-feira (8) a primeira missa da peregrinação pela Rota do Rosário, celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. O roteiro terá sete dias e inclui 1.600 quilômetros e a visita a oito santuários. \"O Santuário das Brotas é a porta de entrada da Rota do Rosário\", lembrou padre Reginaldo, que é diretor espiritual da Rota.

Na celebração eucarística padre Reginaldo foi auxiliado pelo reitor do Santuário de Brotas, padre Roberval Mulhstedt, e pelo sacerdote italiano, padre Giovanni Murazzo, da Congregação Xaveriana, ele que acompanha o Caminho do Rosário. Padre Reginaldo fez questão de destacar o bom relacionamento com o bispo de Ponta Grossa. \"Quero saudar também a dom Sergio Arthur Braschi, bispo diocesano de Ponta Grossa, que foi inclusive meu professor e a quem tenho muito respeito e muito apreço. Uma grande alegria estar aqui\", salientou.

A pequena capela do santuário ficou lotada e obrigou dezenas de pessoas a ficarem do lado de fora, debaixo de muita chuva. Conforme padre Reginaldo Manzotti, a celebração teria momentos mais exclusivos e momentos onde as pessoas acorrem e são muito bem-vindas. \" Foi assim com Jesus, não foi? Ele e os discípulos iam de um lugar para o outro e o povo os acompanhava. Então, peregrinos, façamos essa Rota. Reservo uma palavra muito especial a todos que vieram aqui da região e de outras localidades, inclusive que estão tomando chuva \", comentou.

Ao final da celebração, Vera Lúcia Leitão que veio de uma cidade a 340 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, e integrava a caravana, disse estar emocionada. \"Foram mais de 24 horas de ônibus, mas fiz questão de participar dessa peregrinação que está sendo um estado de graça\", disse. Padre Roberval Mulhstedt agradeceu a presença da caravana e de padre Reginaldo no santuário diocesano. O reitor entregou ao padre uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora das Brotas. “Que ela sempre lhe proteja e interceda pelo seu lindo ministério e missão”, rogou padre Roberval, comentando sobre a efigie da santa exposta junto ao altar. “É uma efígie original que Santo Antônio de Sant’Ana Galvão deixou para Ana Rosa. Ela só é exposta em ocasiões muito solenes e especiais”, acrescentou o reitor. Padre Reginaldo deixou uma imagem de Jesus das Santas Chagas no santuário, em agradecimento.

De acordo com Márcio Kleina, diretor da LíberMundo Viagens e Peregrinações, a agência fez um convite para padre Reginaldo fazer a Rota do Rosário e ele aceitou. “A ênfase dessa peregrinação é a oração. Uma peregrinação de sete dias, que começou hoje e vai fazer quase toda a Rota, um tesouro do Paraná. Vamos visitar oito santuários, igrejas, lugares culturais e turísticos do Estado. Missas serão celebradas em apenas cinco santuários. A Rota do Rosário é muito importante, tem um significado muito grande e o padre Reginaldo como diretor espiritual a fortalece mais”.

Caravanas pela Rota do Rosário saem todo o mês, de vários lugares do Brasil. A próxima, pela agência, será em junho. “Isso deveria multiplicar. Tem aqui muitos tesouros do Paraná, muitas relíquias, santuários, catedrais, além da cultura do povo do interior”, destacou Kleina.

| Jovem da Diocese de Ponta Grossa vai representar o Paraná em missão nacional   |   hightech   |   tesdtetetetete   |   Tibagi tem relíquias de nova santa católica   |

Publicado em: 09/03/2022

Missa em Brotas abre peregrinação

Caravana vai passar sete dias pela Rota do Rosário